Corpo Desejo
Como Baixar o Colesterol Naturalmente
Apesar da fama de vilão, o colesterol é uma substancia encontrada em alguns alimentos e também é produzido pelo nosso organismo. Nosso corpo precisa de gordura para nos manter saudável, porém, é necessário manter o equilíbrio entre o HDL (colesterol bom) e o LDL (colesterol ruim). Para que isso aconteça, é importante manter bons hábitos alimentares, como priorizar o consumo de frutas, vegetais e fibras, praticar atividades físicas, além de reduzir o açúcar e o consumo de carne vermelha.
Veja a seguir 10 alimentos que auxiliam na redução do colesterol:
Ômega 3:
Encontrado principalmente em peixes como atum, sardinha e salmão, o ômega 3 diminui a formação de placas de gordura no sangue, e contribui para o aumento do colesterol bom.
Fibras:
Presente em alimentos como feijão, grão de bico, lentilha, manga, aveia, mamão, ameixa e cenoura, as fibras ajudam a diminuir a absorção intestinal de gorduras e controlam os níveis de colesterol ruim.
Vinho Tinto:
Bebida muito conhecida pelos seus benefícios, o vinho tinto possui propriedades que são capazes de impedir a fixação das placas de gordura nas artérias, reduzindo os ricos de doenças cardíacas e o colesterol ruim.
Oleaginosas:
As oleaginosas possuem um componente chamado arginina, a qual atua como vasodilatador, contribuindo para a redução dos riscos de doenças no coração. Exemplo de oleaginosas, são as nozes e castanhas, que possuem grandes quantidades de antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce, além de prevenir doenças coronárias e alguns tipos de câncer.
Chocolate Amargo:
O chocolate amargo é rico em flavonoides, substâncias que diminuem o LDL(colesterol ruim).
Azeite:
O azeite é rico em antioxidantes, como a vitamina E, que previne o envelhecimento precoce. Possui também grande quantidade de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol, previne doenças cardíacas e controla a diabetes tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica.
Chás:
Dentre os chás, o que mais se destaca é o chá verde, por conter flavonoides, que funcionam como antioxidantes, ajudam prevenir a inflamação dos tecidos e impedem a formação de coágulos, que são as principais causas de ataque do coração.
Beringela:
A berinjela é de baixa caloria e é ótima fonte de fibras solúveis.
Frutas Cítricas:
São grandes fontes de pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz o LDL .
Abacate:
O abacate possui gorduras insaturadas que diminuem a absorção de colesterol no intestino, auxiliando no controle do colesterol ruim(LDL), aumentando o colesterol bom(HDL), além de reduzir o nível de triglicerídeos no organismo.